quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ideias luminosas ~

Hoje encontrei uma notícia que é um belo exemplo daquilo que eu considero que falta a muitas pessoas, iniciativa perante as adversidades.
Este arquitecto chinês de 24 anos, devido às dificuldades em arranjar uma casa para viver em Pequim, decidiu construir ele próprio a sua casa. Em vez de se sujeitar a créditos, queixar-se e reclamar a falta de subsídios ou simplesmente desistir, ele teve a coragem de procurar um solução e a verdade é que com bambu, madeira e erva, ele conseguiu desenrascar-se e construiu a sua própria casa e ainda aproveita a energia proveniente do sol, com um custo aproximado de 750€. De certeza que ainda tirou proveito de pôr em prática alguns conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura de arquitectura.
É preciso transmitir a ideia que os problemas são uma coisa boa e que se a nossa postura não for a de ficarmos de braços cruzados e a reclamar, são estes que nos conduzem à evolução. Assim como não é justo queixar-mo-nos que muitos problemas não são resolvidos, quando perante pequenos problemas que nos surgem no dia-a-dia, nós decidimos ficar de braços cruzados e não fazer nada.
Como exemplo, esta ideia pode-se estender ao problema da insustentabilidade do planeta ou da fome. Já muita gente está consciente destes problemas e até é capaz de reclamar o facto de não ter havido progressos evidentes em Copenhaga ou em Cancún ou de ainda não ter sido erradicada a fome. No entanto, quando confrontados com pequenos problemas como a separação do lixo, redução drástica do consumo de coisas fúteis, ajudar famílias com necessidades, etc., as pessoas preferem continuar a sua vidinha do dia-a-dia e ignorar estes problemas, como se não fossem também responsáveis por eles.
É altura de mobilizar as pessoas para não ficarem de braços de cruzados e tomarem iniciativas que nos ajudem a resolver os problemas. Só com a ajuda de todos e com a resolução dos problemas menores e locais é que vamos chegar à solução dos problemas maiores e globais.
É preciso combater a ideia "oh, até podia mudar a minha postura, mas só eu não vou fazer mudar as coisas". Este arquitecto chinês decidiu mudar de postura, tomar a iniciativa de resolver o seu problema e agora será exemplo para outras pessoas.

Fonte: Jornal Sol (noticia aqui)

2 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Nelson

É assim, mesmo, mãos à obras e toca a resolver os problemas com criatividade e sustentabilidade.
São poucos os arquitectos que enveredam pela construção sustentável, pela arquitectura bioclimática, ou mesmo pela auto-construção, mas espero que isto mudo. Já vejo alguns a aparecer com ideias novas de regresso ao passado, mas com mais saber e com mais consciência.

Gostei da notícia, agora espero que não o "despejem", pois parece ter "construída" a casa num parque de estacionamento :)

Um abraço

Nelson disse...

Olá.

Pois, também estou em crer que a nova geração de arquitectos já está bastante mais atenta aos pormenores da sustentabilidade das construções, resta saber se as ideias passam à prática (acho que falta também os engenheiros civis terem esse tipo de preocupações).

Em relação ao despejo, parece-me que sim, foi mesmo despejado, pelo menos li que já tinha recebido uma ordem de despejo. Enfim, sendo em Pequim, já era mais do que esperado!

Obrigado pelo comentário e por continuar a seguir o blog, apesar da irregularidade!