segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Sociedades que prescindem do uso de dinheiro


Já por várias vezes visualizei vídeos com a proposta de caminhar no sentido de uma sociedade que prescinda do uso do dinheiro.
Deixo aqui o link para um movimento onde esse objectivo também é pretendido:

http://www.freeworldcharter.org/en

 

Pois bem, fica aqui a minha opinião sobre o assunto, gostaria de também saber a vossa..

O problema não será o dinheiro, mas sim o sistema capitalista e a mentalidade das pessoas..
A desigualdade é criada porque os ricos querem ficar mais ricos e as pessoas querem cada vez mais dinheiro para poderem ter mais segurança, principalmente porque os media todos os dias nos entretêm, afastando-nos de assuntos fulcrais, e nos enchem de medo!!
Medo da crise, medo de entrarmos em guerra, medo que aconteça um acidente.. e é isso que nos faz ter dinheiro para além do que realmente precisamos.. para o caso de a empresa falir, para o caso do país entrar em guerra, o carro avariar, etc., pois a vida de cada um vale mais que tudo.. O que esquecem é muitas outras pessoas já estão nessa situação de guerra, sem empresa, sem carro,... e por muito que custe lá têm que tentar sobreviver (sem a ajuda dos ricos).. A vida dos outros já não vale assim tanto?!? ..é a mentalidade egocêntrica a funcionar...

Além da segurança, é a comodidade que nos faz querer cada vez mais dinheiro.. Sempre que sai um produto que nos facilita a vida ou nos conforta lá estão as pessoas a fazer fila para comprar.. E quanto mais cómodos, mais ignorantes e inactivos nos tornamos que é precisamente o que as grandes corporações pretendem..

Um bom exemplo são os carros.. as pessoas compram carros de topo (muitas vezes com os pacotes completos de equipamento e segurança) para terem mais segurança e mais comodidade, quando estes carros de topo além de serem caros implicam custos enormes durante a utilização (seja manutenção, impostos, combustível (que implica a extracção, produção, transporte,...), estacionamento, portagens, etc..) No entanto, principalmente em Portugal, poucos são os que sequer tentam prescindir do carro.. (muitos levam-no mesmo até à porta, nem que fique mal estacionado, ou por causa da chuva, vento, ter de andar uns metros,... e lá está mais um exemplo da comodidade)

Uma das principais ferramentas do sistema capitalista é o consumismo! Mas o consumismo bem praticado poderia ser uma forma de transitarmos para um mundo melhor, o problema é que entra de novo a mentalidade egocêntrica em jogo e sejam pobres ou ricos, as pessoas apenas procuram os produtos mais baratos, sem se preocuparem se são locais, de fairtrade, sustentáveis, biológicos, justos para os trabalhadores, etc.. Os pobres mesmo pobres ainda compreendo, mas para todos os outros, embora sejam produtos mais caros, basta prescindirem de alguns pequenos luxos e já não ficam a perder dinheiro.. O próprio sistema não ajuda, pois não disponibiliza toda a informação nos produtos (e além disso ainda criou as modas).. Mas aí têm de entrar em jogo as pessoas, a exigir essa informação e pesquisarem sobre os produtos, etc.. (em vez de ficarem em frente à TV a encherem-se de medo)..

Se o sistema capitalista não se baseasse na criação de dívida (através do bancos e etc..) e as pessoas fossem conscientes e justas o sistema até funcionaria.. Agora, assim, sem dúvida que está prestes a entrar em colapso..



Estranho Mundo este em que vivemos!

Boa semana! ;)

4 comentários:

taawaciclos disse...

Boas!

O problema é apenas o Animal Homem.

Quando deixar de ser Animal e evoluir para Ser, a situação naturalmente e sem resistência se alterará.

(o dinheiro e os vários sistemas monetários já utilizados ao longo da existência do Animal Humano demonstram que o motivo negativo é o próprio Animal Humano. E negativo não gera positivo!)

Mariana Neves disse...

É por isto que este blogue ainda é a nossa casa. É por isto que TU ainda és o melhor e único parceiro que algum dia vá existir. E é por isso que continuamos nesta luta: do simples, do natural, do que vem do coração. E é por isso que não se desiste: porque existem pessoas como tu que nos iluminam a vida, mesmo nesta época tão consumista.
Eco-beijinhos ♥

The Conscience Manifesto disse...

Estão a lutar por Tvs como se estivessem a lutar pela própria vida. O ridículo da situação...

Ana disse...

Totalmente de acordo Mariana! E o que mais me preocupa é que a grande maioria das pessoas nao quer ver estas questoes.Fecham os olhos,preferem ir para o centro comercial mais próximo...
Quantas pessoas eu conheço assim... :(
Mas parece-me que algumas pessoas começam a despertar para algumas questoes...
Actualmente estou a ler sobre o Coltan e o conflito do Congo e estou em choque.. Tudo para fazer telemóveis :(
Um grande beijinho e por favor continua o teu blog.Inspiras-nos!!