sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Projecto sem Impacto - Dia 6

Gotas de simplicidade.
Hoje o tema do dia era "água". E lá calculei a minha pegada de água... E aqui é que a porca torce o rabo. Apesar de tentar gastar o mínimo de água possível: por beber tanto chá, e de ter um jardim enorme em casa, os gastos de água acabam por ser mais do que aqueles que seria normal (para mim). Admito também que de vez em quando lá tomo um daqueles banhos psicológicos, em que fico demasiado tempo debaixo do chuveiro. 

Dessa forma impus a mim mesma certas medidas que tenho que implementar (inspirem-se também!):


- Colocar um garrafão no autoclismo para ocupar mais espaço;
- Colocar um despertador para ter que sair do banho ao fim de 5 minutos;

- Usar um copo de água para lavar os dentes;
- Na cozinha colocar um alguidar por baixo da torneira e lavar os legumes nele, despejando depois a água nas plantas;
- Regar as plantas apenas de noite;

Entretanto, ao pesquisar para este post, encontrei um projecto de poupança de água chamado de "Xixi no banho", no site eles explicam tudo, mas no geral é um movimento para se começar a urinar no banho em vez de na sanita. Vejam e depois digam o que acham. http://www.xixinobanho.org.br/ 

6 comentários:

A Horta Encantada disse...

Antes de ter filhos, uma das coisas que fazia era tomar duche com o ralo fechado e depois com um balde tirava a água para a sanita. Quando eles eram bebés ainda o fazia, mas quando começaram a andar deixei de o fazer pelas razões óbvias. Tenho de recuperar o hábito agora que já são mais crescidos (sim porque eu tb gosto muito de duches terapêuticos ;-) ).
O xixi no banho já praticava ;-)

Kate disse...

Apesar de não ser 100% rentável (porque ninguém toma banho num dia tantas vezes como faz xixi, claro) é uma óptima ideia já que, segundo o site, se poupa 12 litros de água :D vou partilhar!

Kate disse...

Apesar de não ser 100% rentável (porque ninguém toma banho num dia tantas vezes como faz xixi, claro) é uma óptima ideia,não tinha a noção de que eram tantos litros (12) de água!
Vou partilhar :)

Especialmente Gaspas disse...

Sempre pratiquei o xixi no banho, desde pequena! aliás sou incapaz de tomar um banho sem o fazer. O meu homem é o inverso, tem mesmo de fazer xixi, na sanita, antes de tomar banho haha... deve ter sido a mãe que lhe moeu a cabeça que não se faz xixi onde se toma banho pq é falta de higiene... e eu não o consigo convencer do contrário!

Wise Up disse...

Acho que tomei conhecimento do "xixi no banho" já no ano passado... adorei! Ao crescer, perdi esse hábito, mas a ver se volto...

As ideias que propões parecem-me boas :)

Quanto ao banho psicológico... num estudo em que participei, em que se aplicou um questionário aos alunos da minha faculdade actual, a maioria diz ter cuidado e fechar a torneira enquanto lava os dentes, mas não demonstra grande cuidado com o banho. A nossa hipótese é mesmo essa, do banho ser algo mais que um simples lavar do corpo.

Vanessa disse...

Fiquei apaixonada pelo site, a sério! Brutal.