sexta-feira, 5 de março de 2010

Noticias da minha terrinha.

Pousada de cientistas no meio das serras
Câmara avança com classificação local e elege Santa Justa e Pias como prioridades
2010-02-11 - DORA MOTA

A Câmara de Valongo espera poder finalmente assumir a gestão das serras de Santa Justa e Pias, depois de quase 20 anos a intervir com poderes limitados. A discussão pública da classificação como Paisagem Protegida de Âmbito Local começa na segunda-feira.
Criar um Centro de Ciência que inclua um laboratório é um dos projectos principais, melhorando as condições de trabalho e dos cientistas, que estão entre os mais fiéis apreciadores do valor patrimonial da mancha verde de 1070 hectares. A Universidade do Porto colabora com a Autarquia há vários anos, mas outras têm procurado as serras.
A construção de uma pousada para estadias de cientistas e estudantes é outra das ideias, assim como a criação de estruturas de apoio ao lazer e desporto de aventura, como balneários e estacionamentos. Outras ideias são melhorar os circuitos de visita pedonal e encaminhar os desportos motorizados - moto 4 e jipes - para uma zona florestal a norte do concelho, entre Alfena e Sobrado, sem a importância patrimonial de Santa Justa e Pias.

O desafio é, agora, conseguir que os mais de mil forasteiros que todos os fins-de-semana procuram as serras para desportos radicais percebam que o cerco vai apertar. "Vamos permitir uma prova de downhill, desde que cumpram regras. Não queremos que as pessoas se privem da serra, não estamos numa situação limite de pôr as coisas numa redoma", assinala João Paulo Baltazar.

Aliás, vinca, essa procura é algo que "Valongo deve capitalizar" e a Autarquia vai empenhar-se numa "operação de marketing": "Temos de preparar isto para ser conhecido", diz o autarca.

Plano disponível online

No período de 30 dias que dura a discussão pública, a Câmara a vai disponibilizar no seu site o plano para as serras, que Valongo partilha com os concelhos de Paredes e de Gondomar, e um formulário para o envio de sugestões. Desde a década de 1980 que a Câmara valonguense tenta conseguir um regime de protecção especial que chegou a ser aprovado pelo Governo, mas nunca regulamentado.
Até agora, foi gerindo as serras através dos instrumentos possíveis - com o Plano Director Municipal desde os anos 90; e ao abrigo da Rede Natura 2000, que protege os habitats. Nas serras, há várias espécies protegidas - como a salamandra-lusitânica, plantas carnívoras e outras espécies -, património religioso e a aldeia de Couce, cujas zonas públicas estão a ser arranjadas. A classificação das serras pode dar novo fôlego à recuperação da aldeia, ao permitir candidaturas a fundos europeus.
A partir de 2003, Valongo tentou envolver os concelhos vizinhos, sem êxito, na criação de um instrumento de gestão integrada das serras de Santa Justa e Pias. "Para nós, é mais prioridade do que para os outros, é uma questão de estratégia", diz João Paulo Baltazar, lamentando que o concelho avance sozinho para um regime de protecção quando "a Área Metropolitana teria todo o interesse em que este grau de integração subisse um degrau".

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Valongo&Option=Interior&content_id=1491707

Uma Sessão de Esclarecimento sobre a Proposta terá lugar na sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Valongo, no próximo dia 09 de Março pelas 21 horas.

A proposta pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Valongo no seguinte endereço:

Sem comentários: