sexta-feira, 16 de julho de 2010

Só energia

Há dias tive a oportunidade de ver pela primeira vez o novo programa da RTP2 "Só Energia", onde apresentaram alguns sites da web bastante interessantes, na minha opinião.

O primeiro é "A Casa da Vizinha não é tão verde quanto a minha" que se trata de um projecto da secção regional do sul da Ordem dos Arquitectos que pretende melhorar os serviços prestados pelos arquitectos, integrando o conceito de sustentabilidade, aumentar e facilitar as comunicações entre os arquitectos e ao mesmo tempo tem permitido uma economia de recursos da secção regional e a divulgação de boas práticas de sustentabilidade na arquitectura.

Aqui poderão encontrar alguns dos projectos elaborados pelos arquitectos, nomeadamente um Protótipo de uma moradia ecológica,  o projecto Orto Culturas, um Condomínio Eco-eficiente, uma Casa Auto-suficiente, e muitos mais..

A outra sugestão do programa foi o site da ADENE (agência para a energia), nomeadamente o simulador de eficiência energética em edifícios casA+.
Neste simulador, através da introdução de alguns parâmetros como a localização da vossa casa, tamanho, número de divisões, equipamentos de aquecimento e arrefecimento, ... é possível obter uma classificação da eficiência energética da vossa casa. Os resultados apresentam também a diferença de eficiência (em percentagem) entre a vossa casa e a que é necessária para a aprovação da construção dos novos edifícios em termos de aquecimento, arrefecimento e CO2.
Mas tal como eles próprios realçam, é de ter em atenção que "os resultados apresentados têm carácter meramente indicativo, baseada em diversas aproximações técnicas."

No meu caso, obtive uma classificação de C, o que até considerei como um bom resultado, tendo em conta o facto de a minha casa ter sido construída em 1983. Certamente o que contribuiu para essa boa classificação foi o facto de ter colocado vidros duplos e ter microprodução fotovoltaica (logo colectores solares para AQS, Águas Quentes Sanitárias), sendo o aquecimento o factor que não permitiu uma melhor classificação.

Por fim, é um site que apareceu no final do programa, por ser um dos colaboradores do programa, que é TVenergia, que eu desconhecia e que pretende promover a utilização sustentável da energia em Portugal.
Nesse canal poderão ver várias vídeos com a temática da energia, nomeadamente ver ou rever os programas "Só Energia" transmitidos na RTP2, aceder a notícias e também ao blog.

Espero que gostem das sugestões. ;)

1 comentário:

AVE - Associação Verde Esperança disse...

Olá Nelson. Passo para divulgar uma plataforma criada recentemente que pretende dinamizar a circulação de manuais escolares e universitários usados.

Aqui deixo o link: http://manuaisescolaresusados.ning.com/

Miguel-moviemnto AVE

Um bem-haja