quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Tendência Positiva


Para aqueles que ainda não acreditam que a acção individual pode causar grandes mudanças e que a nossa boa acção pode motivar boas acções por parte dos que nos rodeiam, partilho aqui mais uma notícia.
Muito resumidamente, a notícia refere que cada vez mais as grandes empresas estão a focar os seus objectivos e valores tendo por base a sustentabilidade, e pode ser lida na íntegra aqui. No entanto, decidi colocar aqui alguns parágrafos que achei mais interessantes.


"Bruno Berthon viajou por dezenas de países e entrevistou, cara a cara, dezenas de CEO para lhes perguntar o que pensam da sustentabilidade. “Nas entrevistas todos começaram por dizer que a sustentabilidade é muito importante”, contou o especialista francês. É claro que nem todas as empresas estão a fazer aquilo que dizem querer fazer. Mas Bruno Berthon disse, em entrevista ao PÚBLICO, que está optimista. “Ainda estamos na turbulenta fase da ‘adolescência’, estamos só no começo. Mas a verdade é que as empresas decidiram não esperar pelas orientações dos governos sobre como fazer as coisas. A falta de vontade política tem sido uma decepção. As empresas estão a reagir de forma pragmática e pró-activa, definindo os seus próprios padrões”, contou. “Hoje, os CEO estão a ligar a sustentabilidade ao valor da sua empresa, inovam, têm programas energéticos, dão formação aos seus funcionários e começam a avaliar a realidade do seu compromisso.” "

..e esta é a realidade!! As empresas estão a mudar!! Se ainda são poucas empresas, se algumas apenas estão a mudar por causa do dinheiro e não mudam de valores e se outras dizem que mudam, mas é tudo fachada, eu concordo!! Mas a verdade é que também há algumas que mudaram mesmo, e é nessas que temos de apostar!! Alguns exemplos de empresas que apostam na sustentabilidade são apresentados na noticia.


..e isto é o fulcral da notícia. As empresas mudam porque os consumidores mudam! ..e é assim que devemos pensar, para que não aconteça o contrário, para não nos deixarmos controlar pelo interesse do lucro fácil das empresas, para que o mais barato hoje, amanhã não nos saia muito mais caro (a nós ou aos nossos descendentes).

Esta notícia deixou-me feliz porque acaba por recompensar todos aqueles que se esforçam para mudar o que está mal e procuram o caminho da sustentabilidade, e todos os bons resultados alcançados (seja com  petições, protocolos de Quioto, organizações não governamentais, acções de voluntariado, etc..) devem ser divulgados, não só para recompensar e motivar aqueles que pensam na sustentabilidade do planeta antes de fazerem uma qualquer acção, mas também para começar a mostrar aos mais pessimistas que afinal a acção de cada um de nós conta (e muito), ou será ainda necessário voltar a falar no projecto Limpar Portugal?


Foto retirada de: aqui.

Sem comentários: