quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Petróleo do Golfo do México entrou na cadeia alimentar.

"Investigadores vão estudar riscos para a saúde humana - 2010-11-09

O petróleo vertido no Golfo do México, naquele que foi o pior derrame acidental da história, entrou rapidamente na cadeia alimentar, revela uma investigação realizada pelo Dauphin Island Sea Lab (DISL) de Alabama (EUA).
O estudo, publicado na Environmental Research Letters, permitiu comprovar a presença anormal de isótopos de carbono 12 - habituais no crude – nos microorganismos que servem de alimento a crustáceos, medusas, peixes e baleias.
“Demonstrámos, com muito pouca margem para dúvida, que o petróleo consumido pelas bactérias marinhas alcançou o zooplâncton que forma a base da cadeia alimentar”, afirmou Monty Graham, coordenador do estudo, acrescentando que isto explica, em parte, a rápida decomposição de 75 por cento dos 800 milhões de litros derramados pelo poço acidentado da BP.
"Uma grande proporção do petróleo deve ter sido consumida pelos microorganismos que, ao mesmo tempo, servem de alimento para organismos maiores”, acrescentou.
Monty Graham, do Dauphin Island Sea LabAtravés de redes especiais, os investigadores do DISL recolheram e analisaram grandes amostras de plâncton em águas superficiais e intermédias da costa do Alabama, entre Junho e Agosto. Nos testes de laboratório detectou-se a presença de uma forma de carbono mais ligeira e normalmente associada ao petróleo.
Desta forma, os cientistas concluíram que o crude ingerido pelas bactérias passou para a cadeia alimentar de organismos maiores e que está presente no zooplâncton que alimenta grande parte da fauna marinha.
Outra equipa de investigadores está agora a examinar as amostras recolhidas para realizar um estudo sobre a toxidade do zooplâncton e do seu possível impacto na segurança do consumo humano de peixes, mariscos e moluscos do Golfo do México."

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Permacultura e o Tractor de Galinhas (oficina) ~ 28NOV

tractor-de-galinhas.gif

«PERMACULTURA significa “cultura permanente” e trata de planear habitats humanos sustentáveis. É uma filosofia e uma abordagem prática ao uso do solo que imita a Natureza e interliga clima, plantas, animais, solos, gestão da água e necessidades humanas, criando comunidades produtivas e eficientes.

Ricardo Marques, formado em Engenharia do Ambiente e Permacultura, irá conduzir, no Domingo 28 de Novembro às 14h30, a oficina TRACTOR DE GALINHAS. Uma sessão que é apenas um aperitivo do que é a permacultura e que pretende interessar os vários participantes para esta abordagem explicando os princípios básicos sobre os quais ela se baseia e aplicando esses mesmos princípios através da construção de um tractor de galinhas. A oficina terá uma duração de cerca de 4 horas, o curso certificado de planeamento em permacultura tem 72 horas.

O tractor de galinhas consiste num galinheiro… com rodas! E sem fundo. Ou seja, conseguimos movimentar facilmente as galinhas para onde queremos. Assim, pousamos o tractor durante um tempo, as galinhas preparam o solo, retiramos o tractor e o local está pronto para plantar ou semear. O tractor de galinhas é um elemento clássico da Permacultura pois interliga muitos dos seus princípios.

Porque há muito para aprender e fazer em tão pouco tempo a sessão começará pontualmente às 14h30 pedindo-se aos participantes que não se atrasem.
A oficina está planeada para o exterior, numa quinta. No entanto, há condições para realizá-la no interior caso esteja a chover.


Preços:
Sócios: 10€
Não sócios: 15€
incluí lanche, brochura, pin e planos pormenorizados para construção de um tractor de galinhas

Envie a ficha que segue em anexo acompanhada com o comprovativo de pagamento para porto@quercus.pt.

logo_quercus25q    logo_quercus25q
--------------------------------------
Quercus - Núcleo Regional do Porto
R. João Maia, 540
4475-643 Avioso (Sta. Maria) Maia
Tel: 222 011 065 - Tlm: 931 620 212

P Apoie a luta por um ambiente melhor. Faça-se sócio.»

p.s: se alguém estiver interessado em participar, por favor contacte-me e fornecerei a ficha de inscrição. obrigado (: