quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tecnologia verde


Nos dias de hoje, quer queiramos, quer não, a tecnologia está presente em praticamente todo o lado. Apesar de muitas vezes ser desnecessária e até prejudicial, a verdade é que noutros casos ela é essencial e permite o desenvolvimento da sociedade humana, quer seja ao permitir deslocarmo-nos mais depressa, quer seja a fazer cirurgias quase impossíveis, produção de energia eléctrica através de fontes de energia renovável, .., etc, etc.
Dado este papel cada vez maior da tecnologia na nossa sociedade, e uma vez necessária, cabe-nos a nós optar pela "tecnologia verde", a tecnologia que por umas razões ou por outras é menos prejudicial à saúde do nosso planeta. É com o intuito de facilitar a escolha dos produtos tecnológicos no acto de comprar que a Greenpeace criou um guia com os produtos electrónicos mais ecológicos (Greener Electronics Guide) que pode ser consultado aqui.

Este guia foi agora actualizado após a terceira edição da competição Greener Electronics Survey em que 18 fabricantes de computadores, portáteis, telemóveis, televisores, etc.. divulgaram os seus produtos mais ecológicos. Concluiu-se que apesar de o uso de materiais não recicláveis ainda ser muito alto, houve uma redução de produtos tóxicos na produção dos produtos e um aumento da eficiência energética. Na minha opinião, acho que a utilidade destes rankings é mesmo esta, o pressing para que as marcas fabriquem os seus produtos cada vez mais "verdes". Para que o pressing seja realmente eficiente, é necessário que as pessoas conheçam o ranking e na hora de comprar estes produtos não liguem apenas ao custo inicial dos produtos, mas também a todas as externalidades escondidas, algumas tidas em conta  na avaliação dos produtos para a elaboração deste ranking, seja (como já foi referido) a utilização ou não de produtos tóxicos, a quantidade de materiais recicláveis, até às condições da mão-de-obra, poluição gerada com o transporte, etc..



Deixo-vos portanto o endereço da página criada pela Greenpeace para a divulgação deste ranking, onde podem consultar o ranking das marcas ao longo dos anos, fazer o download do guia que contém informação mais detalhada acerca das práticas ambientais de casa marca, ver notícias relacionadas, etc. e aproveito para também deixar uma notícia que serve de exemplo onde pode ser empregue muita "tecnologia verde", na contrução de edíficios sustentáveis (clique aqui).

Informação recolhida de aqui, aqui e aqui.

2 comentários:

teresa g. disse...

Foi colocado há dias no youtube um documentário espanhol muito interessante sobre a 'obsolescência programada' (em português seria obsoletismo programado?), que está relacionado com este assunto, deixo aqui, penso que gostarão de ver: http://www.youtube.com/watch?v=QosF0b0i2f0

Nelson disse...

Olá Teresa.
Devido ao meu tráfego de internet ainda não tive oportunidade de ver o documentário. Mas a seu tempo o verei e darei a minha opinião.
Entretanto, muito obrigado pelo teu comentário e partilha! (^.^)