Hoje é normal andar tudo centrado no dia da criança. Desde há uns anos para cá a coisa pareceu tornar-se moda. Mas deixem-me dizer-vos que para este dia não é só das crianças, mas também dos Sobreiros e da Cortiça. E desta vez, não é para lhe darmos prendas, nem lhes ligar este dia em especial e os ignorar nos outros. Desta vez, é só e meramente para lhes adquirir e reforçar a sua imensa importância no planeta em que vivemos, na natureza que desfrutamos.
De todo o espaço mundial, Portugal está em primeiro lugar no país com mais áreas de sobreiro. Seguido da Alemanha e da Espanha. A sua importância reflecte-se a nível ecológico e sócio-económica. Encontra-se pelos lados do Tejo a maior área de Sobreiros no nosso país, mais especificamente a norte. A principal utilização do sobreiro é a produção de cortiça, o único produto do qual Portugal é o primeiro produtor mundial. Portugal produz 52% das 300.000 toneladas produzidas anualmente a nível mundial, destinando-se a quase totalidade da cortiça transformada em Portugal (cerca de 90%) à exportação, com a indústria vinícola a absorver mais de dois terços da produção.
Assim, hoje deixo o apelo, de se lembrarem destas magnificas árvores. O apelo de não as deixarem desaparecer. Protejam-nas e plantem-nas. O meio ambiente agradece e a bolsa de Portugal também. Um feliz dia nacional do sobreiro e da cortiça para todos. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário