Se alguém merecia ser o grande vencedor dos Jogos Olímpicos deste ano, seria sem dúvida alguma, o degelo do Árctico que (infelizmente!) bateu mais uma vez um recorde! ..e que recorde! o degelo foi 18% superior ao anterior recorde de 2007. Este ano, o gelo chegou assim ao valor mínimo de 3,41 milhões de quilómetros quadrados, quando à cinco anos o valor mínimo foi de 4,17 milhões de quilómetros quadrados, valor que já tinha sido 22% inferior ao recorde anterior. Ainda por cima, estima-se que a camada/espessura do gelo esteja cerca de 50% mais fina, e prevê-se que daqui a 4 anos o gelo no Árctico possa desaparecer durante os meses de Verão (Agosto e Setembro).
Só para se ter uma ideia, este ano e em relação ao 2007, a área de gelo a menos é equivalente a 1,5 vezes a área de Espanha.
Com o aumento do degelo aumenta também a quantidade de metano que é libertada para a atmosfera e diminui a área de reflexão dos raios solares, contribuindo para um aumento do aquecimento global, o que torna este ciclo vicioso e exponencial, sem fim à vista.
A catástrofe é de tamanha importância que já à alguns anos que uma das principais acções (se não a principal) da Greenpeace é justamente combater o aquecimento global e o degelo do Árctico (www.savetheartic.org). Um dos activistas nessa acção é o português Manuel Pinto, que afirmou ter tido formação para conseguirem navegar em condições adversas como existem no Árctico e que os principais frequentadores dessas formações eram trabalhadores de empresas petrolíferas.
Como seria de esperar, há grandes interesses em torno do degelo do Árctico, pois irá permitir que este passe a ser navegável, permitindo não só a pesca em lugares até agora a salvo, como irá permitir o avanço das perfurações de poços de petróleo no Ártico (neste momento a Shell já se anda a preparar). Com o aumento do tráfego marinho e das explorações petrolíferas, as probabilidades de uma catástrofe ambiental aumentam exponencialmente.
A nós é exigido fazer pelo menos o mínimo que conseguirmos, pelo que apelo à vossa acção da forma que vos for possível, seja a assinar petições, ou a contribuir com doações, ou simplesmente a divulgar este drama.
O tempo de agir é agora, enquanto temos Ártico, não depois de ele desaparecer.
2 comentários:
Olá Nelson...
Curioso teres associado os Jogos Olímpicos à Sustentabilidade do Árctico... É que curiosamente, ou nem tanto, a realidade é mais ou menos esta... Mais uma pitada de sal, aqui ou ali!
Nós, animais humanos, inteligentes que somos, não temos porém a capacidade de nos comportarmos ao nível a que a nossa suposta inteligência devia permitir...
Neste campo em particular, somos animais irracionais... pura e simples!
Apenas reagimos aquilo que nos afecta directamente... Por exemplo: Somos incapazes de associar o acto de encher o depósito de gasolina numa bomba da SHELL com o facto de a mesma SHELL estar a destruir e a poluir vários ECOSSISTEMAS pelo mundo inteiro, incluindo o Árctico, claro... Para nós não interessa, excepto se a destruição nos afectasse directamente! Mas como as MANADAS principais raramente são afectadas por este tipo de destruição, não está nem aí para isto...
Outro exemplo: Chernobil, após a catástrofe que ainda está bem presente, tudo caiu nas "ASAS DO ESQUECIMENTO, a demonstrá-lo a quantidade de reactores que desde então entraram em funcionamento, e a quantidade de reactores que já deveriam ter sido desactivados e continuam a funcionar... Bem termino pois daqui a pouco já não dá para mais palavras...
Abraço
Olá Voz!
Pois.. é tipo a BMW que construiu toda uma estrutura de exposição de carros nos jogos olímpicos,segundo a marca de material sustentável, mas que se tivesse feito a exposição sem construir estrutura nenhuma seria muito mais sustentável..
Mas enquanto o dinheiro anda por cá da forma que anda, ambos sabemos que as coisas dificilmente mudarão.. é empresas/organizações/governos a tentar lucrar/vender de qualquer forma (justa ou não) e as pessoas a comprar o mais barato, sem quererem saber se se lhes sai mais caro depois ou, como disseste, vai "destruir e poluir vários ecossistemas"..
..é o viver o imediato e que se lixe quem vier!
..felizmente nem todos somos assim! ..e há quem se prepare já para quando isto virar do avesso! Esperemos que não demore muito..
Abraço
Enviar um comentário