quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Degelo do Árctico ganha Jogo Olímpicos


Se alguém merecia ser o grande vencedor dos Jogos Olímpicos deste ano, seria sem dúvida alguma, o degelo do Árctico que (infelizmente!) bateu mais uma vez um recorde! ..e que recorde! o degelo foi 18% superior ao anterior recorde de 2007. Este ano, o gelo chegou assim ao valor mínimo de 3,41 milhões de quilómetros quadrados, quando à cinco anos o valor mínimo foi de 4,17 milhões de quilómetros quadrados, valor que já tinha sido 22% inferior ao recorde anterior. Ainda por cima, estima-se que a camada/espessura do gelo esteja cerca de 50% mais fina, e prevê-se que daqui a 4 anos o gelo no Árctico possa desaparecer durante os meses de Verão (Agosto e Setembro).

Só para se ter uma ideia, este ano e em relação ao 2007, a área de gelo a menos é equivalente a 1,5 vezes a área de Espanha.

Com o aumento do degelo aumenta também a quantidade de metano que é libertada para a atmosfera e diminui a área de reflexão dos raios solares, contribuindo para um aumento do aquecimento global, o que torna este ciclo vicioso e exponencial, sem fim à vista.

A catástrofe é de tamanha importância que já à alguns anos que uma das principais acções (se não a principal) da Greenpeace é justamente combater o aquecimento global e o degelo do Árctico (www.savetheartic.org). Um dos activistas nessa acção é o português Manuel Pinto, que afirmou ter tido formação para conseguirem navegar em condições adversas como existem no Árctico e que os principais frequentadores dessas formações eram trabalhadores de empresas petrolíferas.

Como seria de esperar, há grandes interesses em torno do degelo do Árctico, pois irá permitir que este passe a ser navegável, permitindo não só a pesca em lugares até agora a salvo, como irá permitir o avanço das perfurações de poços de petróleo no Ártico (neste momento a Shell já se anda a preparar). Com o aumento do tráfego marinho e das explorações petrolíferas, as probabilidades de uma catástrofe ambiental aumentam exponencialmente.

A nós é exigido fazer pelo menos o mínimo que conseguirmos, pelo que apelo à vossa acção da forma que vos for possível, seja a assinar petições, ou a contribuir com doações, ou simplesmente a divulgar este drama.

O tempo de agir é agora, enquanto temos Ártico, não depois de ele desaparecer.

2 comentários:

voz a 0 db disse...

Olá Nelson...

Curioso teres associado os Jogos Olímpicos à Sustentabilidade do Árctico... É que curiosamente, ou nem tanto, a realidade é mais ou menos esta... Mais uma pitada de sal, aqui ou ali!

Nós, animais humanos, inteligentes que somos, não temos porém a capacidade de nos comportarmos ao nível a que a nossa suposta inteligência devia permitir...

Neste campo em particular, somos animais irracionais... pura e simples!
Apenas reagimos aquilo que nos afecta directamente... Por exemplo: Somos incapazes de associar o acto de encher o depósito de gasolina numa bomba da SHELL com o facto de a mesma SHELL estar a destruir e a poluir vários ECOSSISTEMAS pelo mundo inteiro, incluindo o Árctico, claro... Para nós não interessa, excepto se a destruição nos afectasse directamente! Mas como as MANADAS principais raramente são afectadas por este tipo de destruição, não está nem aí para isto...

Outro exemplo: Chernobil, após a catástrofe que ainda está bem presente, tudo caiu nas "ASAS DO ESQUECIMENTO, a demonstrá-lo a quantidade de reactores que desde então entraram em funcionamento, e a quantidade de reactores que já deveriam ter sido desactivados e continuam a funcionar... Bem termino pois daqui a pouco já não dá para mais palavras...

Abraço

Nelson disse...


Olá Voz!

Pois.. é tipo a BMW que construiu toda uma estrutura de exposição de carros nos jogos olímpicos,segundo a marca de material sustentável, mas que se tivesse feito a exposição sem construir estrutura nenhuma seria muito mais sustentável..

Mas enquanto o dinheiro anda por cá da forma que anda, ambos sabemos que as coisas dificilmente mudarão.. é empresas/organizações/governos a tentar lucrar/vender de qualquer forma (justa ou não) e as pessoas a comprar o mais barato, sem quererem saber se se lhes sai mais caro depois ou, como disseste, vai "destruir e poluir vários ecossistemas"..
..é o viver o imediato e que se lixe quem vier!

..felizmente nem todos somos assim! ..e há quem se prepare já para quando isto virar do avesso! Esperemos que não demore muito..

Abraço