quinta-feira, 4 de março de 2010

Pressiona o Facebook para utilizar energias renováveis

Em Janeiro, o Facebook anunciou que estava a construir o seu primeiro centro de dados em Prineville, Oregon, US. No entanto, a Greenpeace descobriu que o fornecimento energia a este centro de dados seria principalmente proveniente do carvão, em vez de ser proveniente de energias renováveis. A Greenpeace decidiu intervir e desafiou o Facebook a tornar-se um "campeão climático" e deixar o carvão.
Assim, uma das formas de ajudar a pressionar o Facebook a desistir do fornecimento de energia à base do carvão e passar a utilizar energias renováveis é através da adesão ao grupo do Facebook "We want facebook to use 100% renewable energy".
Juntos podemos utilizar o próprio Facebook para espalhar a palavra e encorajar a empresa a aderir a esta causa, nesta fase tão crucial como é a construção do seu centro de dados.


Além disso, esta também será uma forma de pressão para que outras empresas da área da tecnologia da informação façam o mesmo. Já existem alguns exemplos,  tais como a Yahoo que decidiu localizar o seu centro de dados numa zona mais fria, de forma a reduzir o gasto de energia com os sistemas de arrefecimento e a Google que decidiu apostar em formas de energia alternativas, tais como a Bloom Box (ver vídeo sobre a Bloom Box aqui).
Assim, a forte adesão a estes pequenos gestos tornam possível grandes mudanças, mudanças para um mundo melhor. Como tal, mesmo que não tenha conta no Facebook, ajude-nos a divulgar o grupo "We want facebook to use 100% renewable energy". :)

Informação e foto retiradas aqui.

1 comentário:

Mariana Neves disse...

se eu tivesse o cara-livro era logo (a)