segunda-feira, 22 de março de 2010

O dia 20 de Março de 2010 - Limpar Portugal

Tal como a Mariana me sugeriu, vou aproveitar para fazer aqui um pequeno resumo de como correu a minha participação durante o dia 20 de Março no âmbito do Projecto Limpar Portugal. Pois acho que este tipo de projectos de voluntariado são muito bonitos e permitem conhecer pessoas fantásticas, que dão o melhor de si, por vezes com imensos prejuízos (não só a nível financeiro, mas também a nível pessoal e familiar), sem por vezes receber em troca o respeito e mérito que merecem. No entanto, acredito que no final destes projectos todos se sentem muito bem consigo próprios e felizes por terem conhecido pessoas formidáveis.

Eu sou do concelho da Covilhã e fiquei coordenador de informática e recursos humanos do grupo CVL - Covilhã, assim como responsável pela freguesia da Boidobra. Ajudei também na coordenação do dia 20.
Passando ao relato do meu dia 20 de Março:
Eu mais dois ou três amigos decidimos combinar o início da actividade do dia 20 logo às 6h30 para termos um carrinha cheia de pneus  à porta da empresa que os recebia assim que esta abrisse (só abria às 9h mas ainda ficava a meia-hora de viagem). Assim no dia anterior fomos logo buscar as carrinhas  necessárias para levar o lixo até às empresas que nos recebiam o lixo. 
No dia 20 acordámos às 6h e às 6h30 já estávamos em plena Serra da Estrela a carregar pneus para a carrinha (cerca de 80 pneus). Isto tudo com um nevoeiro e chuva que implicou que passados 15min. já estivéssemos todos encharcados. Mas a vontade era mais que muita e nem disso nos lembrávamos.
De seguida desloquei-me para o local de encontro da freguesia da Boidobra às 8h00. Os voluntários foram aparecendo, uns mais preparados para a limpeza que outros (havia quem tivesse receio de sujar os pés na lama.. xD).
Após a distribuição de t-shirt's, capas para a chuva, pulseiras e águas deu-se início à actividade e o grupo dividiu-se em dois de acordo com os meios (tínhamos uma pequena carrinha e um tractor com reboque).
O que fomos reparando foi que apesar da identificação do lixo já ter sido feita anteriomente, nesse dia encontramos ainda mais lixo e algum foi mesmo colocado nos dias anteriores ao dia 20.
Depois tínhamos um local para triagem do lixo, ou seja, os meios mais pequenos (tractores e carrinhas pequenas) iam lá colocar o lixo, era devidamente separado e depois os meios mais pesados levavam para as empresas.
De manhã carregámos dois reboques do tractor praticamente só com colchões e pneus e enquanto o condutor do tractor foi almoçar fomos dar uma ajuda ao pessoal que estava na triagem. De tarde voltamos à Boidobra a recolher lixo até às 17h (com direito a um pequeno lanche com bolinhos caseiros.. :D) e depois regressamos ao ponto de triagem do lixo.
Apenas tenho pena de ter passado tanto tempo ao telemóvel como a recolher lixo, mas era mesmo necessário para ajudar na coordenação dos transportes e voluntários.
No final do dia sentia-me mesmo bem e orgulhoso pelo óptimo trabalho que todos tínhamos realizado. Foi óptimo verificar que uns motivavam os outros a limpar e nunca estava ninguém parado, foi fantástico! Achei formidável ver pessoas que sem se conhecerem de lado nenhum, trabalharam para um objectivo comum e todas se deram bem, dando a entender que já se conheciam à muito.
Acho que este tipo de iniciativas se devem realizar mais vezes, pois só assim conseguimos apelar ao civismo das pessoas e cada vez vivermos num Portugal melhor, num planeta melhor!

De seguida deixo algumas fotos do trabalho realizado no concelho da Covilhã. (^.^)

Sem comentários: