terça-feira, 13 de abril de 2010

Permacultura

Oláááa..

Hoje venho falar-vos de Permacultura, pois acho que se trata de um termo que ultimamente tem sido bastante falado (ou pelo menos eu tenho-o visto em vários sítios.. xD ) e que se calhar muita gente ainda não sabe bem do que se trata.

Pois bem, segundo o blog Permaculturando, tudo começou no fim dos anos 70 quando "David Holmgren e Bill Mollison cunharam com o nome de Permacultura a um conjunto de ideias baseadas na observação e imitação de ecossistemas naturais tais como a floresta, a savana, o pasto... Fizeram-no como resposta ao rápido crescimento no uso de métodos agro-industriais destrutivos depois da Segunda Guerra Mundial. De acordo com o seu critério, estavam a envenenar a terra e a água, reduzindo drasticamente a biodiversidade, e destruindo bilhões de toneladas de solo que anteriormente mantinham paisagens férteis.
Elaboraram uma série de técnicas e o seu próprio esquema de desenho de sistemas, que rapidamente se verificou que podiam ser aplicados não somente à produção agropecuária e florestal mas também a muitos aspectos da vida humana, como a construção, a educação, a economia e a organização social em geral, englobando todos os temas essenciais no desenho de sistemas sustentáveis, de forma integrada.
Assim criaram um sistema holístico, uma forma de vida com uma ética muito pessoal: “Cuidar da terra, cuidar das pessoas e distribuição do tempo livre, dinheiro e materiais para estes fins.

O cuidar da terra significa cuidar de todas as coisas vivas e não vivas: solos, espécies e suas variedades, atmosfera, florestas, micro habitats, animais e água. Isto implica a realização de actividades inofensivas e reabilitadoras, a conservação activa, o uso ético e frugal dos recursos e a subsistência (trabalhando para sistemas úteis e benéficos).

O cuidar da terra também implica o cuidar das pessoas de forma que as nossas necessidades básicas de alimento, abrigo, educação, emprego satisfatório estão provisionados. O cuidado com as pessoas é importante, já que apesar de as pessoas serem uma parte pequena dos sistemas totais de vida, temos um impacto decisivo neles.

O terceiro componente da ética básica da Permacultura é a contribuição do tempo, dinheiro e energia excedentes para promover os objectivos focados no cuidar das pessoas e da terra. Isto significa que depois de conseguir as nossas necessidades básicas e desenhado os nossos sistemas até ao melhor da nossa habilidade, podemos estender a nossa influência e energias em ajudar outros a conseguir estes objectivos.” em Introduction to Permaculture – Bill Mollison"

No post do blog Permaculturando podem ainda encontrar dois esquemas muito interessantes. Um com a actual forma de produzir uma saqueta de chá e o outro é um esquema de Permacultura para obter uma chávena de chá.

Vou falar-vos ainda de um outro site que descobri e que acho bastante interessante e útil para quem gostar de Permacultura.
O site em questão é a rede NING da Permacultura de Portugal, onde podem trocar ideias, aderir aos grupos de Permacultura da vossa zona, ver o mapa de todos os membros da rede, etc..

Nesse site encontram também um vídeo de Introdução à Permacultura que achei que está muito bom e por isso deixo-o aqui também:



Mais info em:

Sem comentários: