quarta-feira, 12 de maio de 2010

A verdade por detrás do Mundial 2010


À dias passou um documentário na RTP 2 (só podia ser na RTP 2) muito interessante sobre o Mundial 2010, que só tenho pena de não o ter começado a ver desde o início.
O documentário chama-se "Fahrenheit 2010" e fez-me recordar o Euro 2004 em Portugal, onde se construíram estádios que actualmente têm assistências que não compensam as suas construções megalómanas (estádio de Aveiro, Leiria e Coimbra) ou não têm praticamente utilidade nenhuma (estádio do Algarve e do Boavista).
Pois bem, segundo o documentário, com a realização deste Mundial está prestes a passar-se a mesma situação na África do Sul, onde estão a ser construídos autênticos "elefantes brancos" que obrigam as pessoas a abandonar as suas casas  e que vão levar o país a elevadas dificuldades financeiras no futuro pós-Mundial.
Revela também quem serão os grandes beneficiários da realização do Mundial, nomeadamente a FIFA que detém os direitos televisivos e os patrocínios nos estádios e eventualmente duas ou três empresas a quem serão atribuídas as construções dos estádios, que serão pagas por todos os contribuintes da África do Sul. Poderão contrapor com a criação de emprego, mas essa situação já é sabida por todos nós que é emprego temporário, não qualificado e de mão-de-obra barata.
Apenas vejo com bons olhos o facto de contribuir para que mais pessoas tenham noção da realidade africana, mas para isso também existem outras formas além da realização de um Mundial,que não precisam de desperdiçar tanto dinheiro.

Bem, o melhor será mesmo ver o documentário.. :)
Deixo aqui o trailer, espero que gostem.

Sem comentários: