sábado, 10 de julho de 2010

Torneira economizaodra (inovação Portuguesa)

Encontrei hoje mais uma eco-new sobre um Investigador da Universidade de Aveiro, Vítor Costa, que inventou um método de reutilizar a água que é desperdiçada enquanto as pessoas esperam para que chegue a água quente.

“ "Em média, são três litros de água potável que correm directamente para o esgoto, por cada utilização”, estima Vítor Costa, que desde 2007 tem vindo a trabalhar neste projecto que permite que a torneira só forneça água quando já está quente, de acordo com a temperatura desejada.
“A água fria, que se encontra na tubagem, entre a caldeira/esquentador e a torneira, é guardada num reservatório e entra novamente na rede, o que pode representar uma economia de centenas de litros de água no final do mês
”, adiantou o docente da UA.
O sistema pode também ser usado em instalações antigas sem a necessidade de fazer grandes obras de construção.
“Pode usar-se com uma torneira usual, mas é preciso acrescentar um componente hidráulico e um reservatório que vai acumular a água”, explicou.
Também em relação ao seu custo, o docente da UA refere que será mais caro que o sistema actual (como seria de esperar), mas que compensará com a poupança de água:
"De acordo com o investigador, a perspectiva de comercialização e conquista de mercado por um produto deste género é “muito grande” e, embora o sistema seja “mais caro” do que uma torneira convencional, a diferença de preços irá compensar a médio/longo prazo, em termos da poupança da água.
O investigador sublinha ainda que a escolha deste produto pode ser importante para obter uma boa classificação energética dos edifícios, acrescentando que o sistema não usa qualquer fonte adicional de energia."
De acordo com dados da Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP), o desperdício doméstico de água em Portugal atinge anualmente três mil milhões de metros cúbicos, o equivalente a 750 milhões de euros. Estes valores poderão agora ser reduzidos com a implementação deste novo sistema, cujo início de comercialização se prevê ainda para este ano.
Actualmente, sem dúvida que essa água desperdiçada já podia ser reutilizada sem ser necessária a compra deste sistema, bastava deitar essa água para um reservatório (alguidares, baldes, ...) enquanto se esperava pela água quente. No entanto, o que se sabe é que a maioria das pessoas prefere não estar com esse tipo de "trabalhos" e assim com este inovador método, muito mais cómodo, haverá muitas mais pessoas a reutilizar essa água.

Ver a notícia completa aqui.

4 comentários:

Manuela Araújo disse...

Hoje fui almoçar com umas amigas a um restaurante vegetariano, e uma delas contou-me desta notícia da torneira economizadora de água e energia.
Acho um verdadeiro ovo de Colombo!
Espero que tenha muito sucesso, pois as nossas casas são demasiado desperdiçadoras, já que, como dizem, não é fácil apanhar a água com baldes.

Parabéns ao inventor, e obrigada por divulgarem.

Anónimo disse...

Ora ora...
ver aqui e ver aqui

Anónimo disse...

para não variar... meti as patas....

1º 'aqui' http://otempoquehadevir.blogspot.com
/2009/11/43.html

2º 'aqui' http://otempoquehadevir.blogspot.com/2010/06/307.html

Nelson disse...

Voz a 0, pelo menos um dos "problemas" divulgados no teu blog tem agora boas perspectivas para vir a ser reduzido!! Esperemos que os outros problemas também!!!(^.^) ..tal como os divulgados pela Manuela Araújo! Todos eles! ;)