terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Chuva de pássaros mortos no Arkansas.

Peixes de uma única espécie também apareceram sem vida.


No primeiro dia do ano, mais de cem mil peixes apareceram mortos no Rio Arkansas, perto de Ozark, depois de uma chuva de pássaros mortos ter afectado a cidade de Beebe, também naquele estado norte-americano. Alguns peixes já foram recolhidos para serem analisados.
Foi aberta uma investigação para apurar a “chuva de aves” – tordos-sargentos e pássaros-pretos-da-asa-vermelha. Recorde-se que um tornado atingiu na passada sexta-feira o noroeste do estado do Arkansas, nos EUA, provocando pelo menos três mortos e vários feridos. O tornado derrubou vários postes eléctricos, deixando sem energia milhares de casas e estabelecimentos comerciais e está a ser investigada a relação entre este acontecimento e a morte dos pássaros.
De acordo com a comissão de caça e pesca do Arkansas, a chuva de pássaros terá começado na noite de fim de ano, com os serviços municipais a contabilizarem mais de um milhar de aves nas ruas de Beebe. O jornal «Arkansas Times» avança, como alternativa, que os pássaros poderão ter sido atingidos por granizo a altitude elevada. Entre outras teorias, surge também a possibilidade de que o fogo-de-artifício da passagem do ano tenha surpreendido as aves enquanto voavam.
No entanto, isso não explica o que aconteceu com os peixes, que curiosamente apenas foram de uma só espécie, o que sugere que não se terá tratado de qualquer intoxicação devido a descargas poluentes.
As autoridades adiantam ainda que os dois fenómenos, que aconteceram a uma distância de 200 quilómetros um do outro, não estão relacionados. Em 2010, as tempestades e tornados causaram 39 vítimas mortais nos Estados Unidos, cinco das quais no estado de Arkansas.
retirado daqui.

Sem comentários: