quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ECONAUTAS 2.0.

ECONAUTA 2.0 = PESSOA ECOLÓGICA + INTERNAUTA , ESTE NOVO CONCEITO DEFINE AS PESSOAS QUE TIRAM O MELHOR PARTIDO DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS PARA SEREM MAIS ECOLÓGICAS E MAIS ACTIVAS EM TERMOS DE CUIDADO E PROTECÇÃO AMBIENTAL.

A internet, as redes sociais, assim como a ecologia, são dois temas que têm dado que falar. Ambas as coisas são importantes e como tudo, é preciso arranjar um equilíbrio para as conciliar e juntar. É preciso estar informado e manter-se activo na sociedade, mas é muito importante também saber até que ponto é que se deve usar a informação e também a que informação aceder. Nos dias de hoje existem cada vez mais pessoas que escolhem usar e divulgar a informação para beneficio do mundo e não só para si próprios. Usam a infomação e a internet aliada á ecologia.
Mas em que medida é que a internet pode realmente ser positiva e favorável? Decidi destacar oito factores simples e eficazes que para além de sobrecarregarem o planeta um bocado menos como é habitual, também nos facilitam a vida.
Uma das razões – sendo esta uma das mais famosas e utilizadas – é a de com as redes sociais poder-mos contactar com as pessoas que estão longe (ou pelo menos nem sempre estão perto) com uma simples mensagem no facebook, no twitter e até na caixa de e-mail, sem gastar dinheiro, tempo e claro, sem gastar papel em cartas. Comunicar com o estrangeiro, por voz pela internet, também é uma maneira de reduzir o gasto de energia e dinheiro em telefones, basta aceder ao site www.skype.com ou www.voipbuster.com para poder começar a comunicar a milhões de quilómetros de distância.
Existem também maneiras de receber os extractos do banco e as facturas de todos os serviços de modo online, poupando-se assim uma série de papéis e papeizinhos. Uma óptima opção de leitura, cada vez mais utilizada, é a leitura de revistas, jornais diários e livros, disponíveis na internet. Ao lê-los online poupa não só papel, como tinta e assim o impacto que tem a produção de jornais.
Pela internet pode também poupar as suas emissões de C02 se optar por mandar as suas fotografias (tanto pessoais como profissionais) através de serviços como o www.yousendit.com ou o www.wetransfer.com que permitem carregar ficheiros até 100Mb. Associando a redução das emissões de CO2 e do papel, pode também optar por começar por comprar as suas viagens online (prefira sempre ir de comboio ou de transportes verdes). Pode ainda começar a realizar as suas compras online: poupa tempo, dinheiro (porque não compra coisas inúteis porque não as vê), os resíduos que produz, as emissões de CO2 e o consumo de sacos de plástico, se ainda usa.
Por último, mas não menos importante, pela internet pode também promover campanhas pelo ambiente e acções de recolha de lixo, participar em blogues, fóruns e debates online para partilhar as suas ideias e encontrar novas soluções. Concluindo, o uso da Internet pode até ser uma das acções que mais ajudam e favorecem um estilo de vida mais verde, desde que seja correctamente usado.

Ver mais aqui: http://econautas.wordpress.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

Lá voltamos ao mesmo... isto está a tornar-se uma epidemia de "estilo de vida verde" que confesso, não faço a mais pequena ideia do que raio isto significa na Civilização actual... enfim... se estiveres com disposição vê aqui e depois se quiseres mais vê aqui

E esta vacina não sofreu aumento...