quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ideias verdinhas #2

Reutilizar embalagens.
Uma das coisas que mais se gasta cá em casa são embalagens: de iogurtes, de manteiga, garrafas de água, etc. Para travar essa realidade, para além de andar a tentar encontrar uns iogurtes de soja biológicos nacionais que venham em vidro (junção perfeita e praticamente impossível!), resolvi começar a guardar as embalagens. A da manteiga que acabou, agora está a servir de suporte ao esfregão de lavar a loiça, alguns recipientes encontram-se guardados à espera que arranje bolbos para semear, e alguns já estão com plantas. Não é nada complicado, e no fim, a casa fica muito mais com vida e ecologicamente bonita.

Aproveitar espaços públicos para estudar.
Eu sou o género de pessoa que é muito esquisita para estudar. Não consigo estudar com frio, nem com pouca luz, nem num espaço que tenha comida à volta. Normalmente estudo no meu quarto, mas como ele é frio até dizer chega e tem pouca luz, lá tenho eu que gastar electricidade em aquecedor e iluminação! A solução mais óbvia que arranjei, foi começar a ir para a biblioteca municipal de Vila Real. Para além de ser muito iluminada, e quentinha, parece que me sinto invadida por todos aqueles livros e o estudo até rende bem. Tirando aos domingos, que está fechada, é uma óptima alternativa para o estudo! :)

Colocar folhas de louro no armário das roupas.
Não sei se já mencionei por aqui, que sou muito sensível em relação a cheiros. Não gosto de cheiros muito intensos nem artificiais, mas também não gosto de coisas que não tenham um cheirinho a alguma coisa. Desde que vim para a nova casinha, a questão do cheiro das roupas tem-me irritado bastante, porque ainda não tinha encontrado nenhuma solução (visto que não tenho nenhuma erva para estes lados, nem encontro à venda nada biológico no que diz respeito a isso). Eu não queria só uma coisa que desse cheirinho, queria algo que protegesse a minha roupa das traças. Eis que, enquanto estava a ler o blogue "365 coisas que posso fazer para diminuir a minha pegada ecológica" descobri este artigo, que em deu a ideia de começar a usar louro no meu armário da roupa. E assim o é, juntei com folhas de hortelã para dar cheirinho, e até agora nada contra. 

Começar a usar um esfoliante natural.
Esta medida teve o duplo efeito em mim. Primeiro porque não sou pessoa de perder muito tempo a tratar de mim, embora faça mal, a verdade é que não costumo ter muita paciência nem disposição para tal. Uma das promessas que fiz neste ano de 2012, era que isso ia mudar, esta é então a primeira solução: azeite e sal. Coloquei numa garrafa de plástico cortada a meio, e agora antes do banho tenho esse ritual. Uma vez por semana - no mínimo - tenho que fazer esfoliação. É natural e barato, não há motivo para não o fazer. As pernas ficam tão macias que nem é preciso creme e depois é claro que uma pessoa se sente mais bonita e sorri mais. Portanto meninas, toca a experimentar! :)

Participar em acções de voluntariado.
Acima de tudo, as pessoas têm que sair, têm que dar a cara e assumir aquilo que defendem. Este sábado acabei por estrear esta medida com esta actividade. Sem arrependimentos e com muita vontade de voltar a ter outra oportunidade!

Sem comentários: