domingo, 28 de fevereiro de 2010

Icebergue do tamanho do Luxemburgo desprende-se.

Um icebergue do tamanho do Luxemburgo desprendeu-se do glaciar Mertz, na Antártida, após colidir com outro bloco de gelo gigante, chamado B2B. Esta ocorrência poderá causar grandes alterações climáticas.
Fenómenos desta ordem só ocorrem a cada 50 ou 100 anos e os cientistas crêem que, dada a força desta raridade, a circulação dos oceanos poderá ser afectada, produzindo alterações meteorológicas.
O icebergue do tamanho do Luxemburgo mede 2500 quilómetros quadrados, pesa 860 mil milhões de toneladas e contém água suficiente para fornecer um terço da população mundial durante um ano. Já o B9B, pesa 700 mil milhões de toneladas.
Neste momento, ambos encontram-se a flutuar a cerca de 150 km da Austrália.
Mario Hoppema, oceanógrafo no Instituto de pesquisa marinha e polar Alfred Wegener, na Alemanha, alerta para perigo de este deslocamento suprimir o oxigénio de algumas áreas do oceano, resultando na morte das espécies que haja nesse lugar.
De qualquer forma, existe a esperança que os icebergues não consigam alcançar a Austrália, devido à lentidão do seu movimento.
Na base deste fenómeno, contrariamente ao que possa parecer inicialmente, não estarão as alterações climáticas, mas sim o movimento natural das capas de gelo.
Este evento também poderá ter um impacto negativo na biodiversidade da Antártida, incluindo uma grande colónia de pinguins imperadores.

Isabel Chaves, in Correio da Manhã.

Sem comentários: