segunda-feira, 12 de julho de 2010

Global croco-war.

Quando se fala em predadores, a nossa mente, capta logo imagens de grandes tubarões, da baleia assassina, dos crocodilos, e de todos os ataques mundialmente conhecidos – e assustadores – que lhes são característicos. Estes animais, para além de fazerem praticamente todo o mundo tremer de medo só com a ideia de um confronto inesperado, são também criaturas perfeitas. Com sistemas de defesa e mesmo de sobrevivência extraordinários, capazes de fazer inveja a qualquer ser humano. Hoje, irei centrar-me nos crocodilos – isto é, aligátores, caimãos, gaviais e crocodilos propriamente ditos.
Ao analisar um crocodilo morfologicamente é complicado de perceber qual o verdadeiro descendente desta espécie. Apareceram na Terra há 200 milhões de anos, aproximadamente, o que significa que sobreviveram á época da extinção dos dinossauros. O que nos leva a crer que o seu poder de sobrevivência é gigantesco. Não nos enganamos. Este animal, tem o coração não dividido em duas cavidades como seria de esperar, mas sim, em quatro, assemelhando-se aos mamíferos, o que, por sua vez, permite que este seja tão rápido na caçada e direccione mais rapidamente o sangue com oxigénio para a cauda e as mandíbulas. Na verdade, uma presa aquando atingida pela mordidela de um crocodilo é sujeita a uma pressão de várias toneladas por centímetro quadrado. Para uma melhor caça possui também uns enormes pulmões que lhe permitem flutuar durante mais tempo e mais facilmente, e o seu fígado é capaz de se movimentar ao longo do seu corpo o que, faz com que a sua cabeça flutue, mas a cauda se estabeleça dentro de água. Assim, estando mais escondido das presas.
O crocodilo é um animal marioritáriamente aquático - como se sabe. É raro atrever-se a caçar fora de água, mas quando o faz, é capaz de atingir velocidades de corrida mesmo assim espantosas. Porém, é em meio aquático que desenvolve as corridas de maior velocidade, com a sua pele de textura idêntica a uma bola de golfe, que acaba por diminuir o atrito e o tornar mais aerodinâmico – e assim mais rápido. Possui ainda, outra característica própria. Quando este caça em meio aquático, ao abrir a sua boca, para agarrar a presa, umas vesículas especiais – situadas na entrada da garganta – fecham-se, de modo a que este não morra afogado com a quantidade de agua que possa vir a entrar.
Outra coisa de espantar nos crocodilos – tão conhecidos pela sua caça grandiosa – é que estes só se alimentam uma ou duas vezes por mês. E, sendo animais de sangue frio, conseguem sobreviver um ano sem qualquer tipo de alimento. Ao longo dos anos, os crocodilos desenvolveram também um sistema anti-corpos excelente, bastante superior ao dos humanos. (Sendo o aligator a espécie de crocodilo, com maior capacidade de defesa imunitária).
Desde o momento que nascem, depois da progenitora os abandonar na água, os crocodilos são uma espécie de sobreviventes. Embora poucos sobrevivam, nos primeiros dias na água sozinhos ao longo do tempo, tornam-se animais bem dotados para todas as adversidades da Natureza. Perfeitamente capazes de sobreviver ao meio Natural. Porém, os cientistas prevêem um outro adversário para o crocodilo. O aquecimento global. Prevê-se que o único ponto fraco dos crocodilos seja este, e o único que realmente o pode levar á extinção. E porquê? Porque, segundo pesquisas, com o aumento da temperatura, haverá tendência para nascerem mais fêmeas do que machos o que, sem dúvida alguma, limita o desenvolvimento da espécie e acaba por extingui-lo. Assim, na mais pessimista das perspectivas, quiçá daqui a uns anos, a recordação do temível crocodilo dos pântanos, ou mesmo o crocodilo do capitão gancho não será mesmo só isso; recordações. Isto porque, o aquecimento global os derrotou.

1 comentário:

bad.influence.on.u disse...

NÒS somos o aquecimento global...enquanto nao acabarmos com tudo nao descansa-mos...
só depois de cortada a ultima arvore,so depois de matar-mos o ultimo peixe,só depois de envenenar-mos o ultimo rio,só ai, é q vao perceber que o dinheiro nao se come...

gostei do blog;)