sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Guarda a chuva (como um diamante precioso). ~

Se a Água é o princípio de todas as coisas (Tales de Mileto) porque é que 70% da água que usamos em nossas casas vai pelo cano abaixo?

Subitamente parece que a chuva não nos larga. Chove por tudo quanto é canto, e metade da população deste país já só quer o Sol. Pede-se ao São Pedro que a chuva acabe, há quem não goste da chuva e que só a quer ver bem longe, que os dias tristes de chuva vão para outro local. O que me parece que todos nós - que desdenham a chuva - não parecem notar é que a chuva é água. E a água como já todos sabemos é um bem essencial à vida, porém é um recurso finito e está escassa em todo o planeta. Em muitos países é até já considerado como o ouro azul. O volume de água no planeta terra ronda em torno de 1,5 bilião de quilómetros cúbicos, sendo 97,5% água salgada e 2,5% água doce, dos quais apenas 0,8% aproveitável para o uso do consumo humano, distribuídos em rios e lagos, e a maior parte, ou seja, 95% está no subsolo.
 Sabemos que a água é importante, que mais dia menos dia até podemos sofrer a sua falta e continuamos a deixar a chuva cair sem a aproveitar-mos e até desejando que ela pare. Não nos  torna isso egoístas? Torna pois. Está na hora, aliás mais do que na hora, do que fazer alguma coisa para mudar essa realidade. Está na hora de percebermos que cada gota é importante, um verdadeiro diamante do céu. E foi nessa linha de pensamento que se originou o movimento "guarda a chuva". Trata-se de uma campanha criada por um concurso da InPAR - Publicidade Ambientalmente Responsável, sob o tema “A utilização consciente da água como recurso escasso e global”, com organização de O Oceanário de Lisboa e o Clube de Criativos de Portugal, onde o principal objectivo são:

• Promover a reflexão sobre a ideia preconcebida de que a água é um bem adquirido e estimular a alteração de comportamentos face a este recurso.
• Alertar que a água é essencial para todas as formas de vida, essencial para o equilíbrio da vida tal como a conhecemos.
• Garantir o reconhecimento de que a preservação da água é fundamental para que continuemos a utilizar, de forma privilegiada, este recurso precioso.

Para isso, na plataforma do facebook desta campanha, estão a ser partilhados vídeos, assim como ideias para  uma melhor aproveitamente da água. Pode-se ver algumas ideias neste site. Deixo-vos aqui também para quem quiser ver, um dos vídeos de divulgação desta campanha, que a meu ver está bastante encorajador!



E mais uma vez digo, está na hora de sermos a mudança que queremos ver no mundo.
Está na hora de por "baldes" á obra.

3 comentários:

Jack M. Sickermann disse...

Tens toda razão, e não estás sozinho. Era para dar massa à prática de aproveitar a chuva, que começamos há 10 anos a produzir filtros específicos, e a idéia cresceu tanto que em 2007 fez-se a norma ABNT 15.527 sobre os cuidados na captação da chuva em cidades brasileiras.

Uma curiosidade: aquele logo "Guarda a Chuva" foi idéia sua e já existe um movimento organizado?
Abraços
Jack
www.agua-de-chuva.com e www.acquasave.com.br

m.sunshine disse...

esta campanha já existe. a imagem já existe e é a imagem do movimento.
volte sempre que ache necessário (:
cumprimentos verdes.

Manuela Araújo disse...

Olá M. Sunshine!
Não conhecia a campanha Guarda a chuva, e gostei de conhecer :) Adorei o símbolo, um guarda-chuva (como dizemos no norte) ao contrário. Assim é que é mesmo um "guarda-chuva :)
Bom domingo e obrigada