terça-feira, 23 de agosto de 2011

Como ser vegetariano no Gêres

Para um vegetariano, acho que os verdadeiros problemas surgem quando temos que ir de férias e somos os únicos dessa "espécie rara" a comer a "ervinha". Como vegetariana há mais de dois anos, decidi-me a mostrar que às vezes não é assim tão difícil arranjar alternativas, o mundo até está preparado para nós e o que falta é um bocado de imaginação e vontade. Portanto, queridas pessoas que dizem que "ser vegetariano é muito difícil" eis a prova, como que consegui alimentar bastante bem no Gerês (terra de boas carnes).
Almoço na tenda; massa com cogumelos.

Prato Vegetariano do Restaurante do Parque de Campismo da Cerdeira; Tofu grelhado com legumes.
 Entretanto nos restaurantes fui pedindo para alterar os pratos (tirando o fiambre por exemplo) e comi umas belas saladas. Já para não falar que encontrei à venda na loja do parque de campismo vários hambúrgueres vegetais! Assim como assim, podem ver que  basta um bocado de motivação para continuar verde.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lavagem de carro ecológica.

Ainda no seguimento deste artigo, resolvi explorar um bocadinho mais o relacionamento entre as férias, carros e as alternativas amigas do ambiente. Acontece que se por acaso decidirem ir passar uns dias pela montanha - como foi o meu caso - e levarem o vosso próprio carro (quer o partilhem com alguém ou não) quando chegarem a casa, para além de toda a limpeza da roupa e etc, existe também uma limpeza a pensar: a lavagem do carro. 
Em termos de arrumar e limpar o carro por dentro, os problemas nem são muitos. O problema reside na parte da lavagem. Desde o gasto de água até ao detergente que se usa. Antes de escrever este artigo, perguntei ao Nelson como é que ele lavava o carro dele e eis a solução: em vez de shampô para o carro usa o detergente da loiça da L'arbre Vert que é biodegradavél e não faz tão mal aos solos. Já no meu caso lavo os carros sempre ao fim do dia com ajuda de alguém, e assim enquanto passo o detergente no "bichinho" a outra pessoa pega na mangeira e rega o resto do jardim - que ainda é bastante grande.
Mas este é o nosso caso. Claro que existem muitas mais pessoas que nem sequer espaço para lavar os carros, portanto decidi-me a investigar mais opções para lavagem de carro. Porém antes de vos apresentar as soluções, acho importante de realçar que não é preciso estar sempre a lavar o carro, o exagero nunca é bom para ninguém, e às vezes limpar só os vidros com aquela àgua que se guarda de depois de lavar os legumes é uma solução, o caso que estou a apresentar é de quando vêm com o carro cheio de pó e sujidade que até atrapalha a circulação.
 Encontrei na minha pesquisa os centros de lavagem ecológica de automovéis, a  Stop & Wash, "é uma marca Nacional que introduziu em Portugal um novo e inovador conceito de limpeza e lavagem manual e ecológica de automóveis." De realçar que se gastam apenas 5 litros de água por lavagem e todos os produtos usados são biodegradáveis. Trata-se de uma empresa em desenvolvimento, porem já pode ser encontrada em vários postos, especialmente em centros comerciais. "Depois de ter o seu início no Centro Comercial Vasco da Gama em Lisboa, a marca depois de registada patenteou o equipamento de lavagem designado de – CAR WASH Mobile. Na sua expansão, resultou a presença em locais como Portimão (Continente), Faro,Beja, Montijo (Fórum), Lisboa (Amoreiras Shopping Center), Sintra, Aveiro (C C Glinicias), Figueira da Foz (E Leclerc) e Ilha da Madeira." Para mais informações contactem este site, onde se pode saber mais sobre esta empresa, e como chegar a eles assim como reservar o aparelho de limpeza e tudo mais... 
Mas a minha pesquisa não ficou por aí. Caso haja espaço em casa, e quem for um bocado "esquesitinho" em relaçao ao detergente da loiça, descobri aqui alguns produtos ecológicos como podem ver aqui e aqui. Aceitam-se mais soluções, até lá, tenham tento a lavar o carro e optem por medidas mais ecológicas.

domingo, 21 de agosto de 2011

Modo poupança de energia


Andavam as folhas a pesquisar por outras linguagens igualmente verdinhas, quando descobrem uma eco-ferramenta, que desde logo procurámos implementar aqui no linguagem das folhas com sucesso!
Quantas vezes não estamos a visualizar uma página na internet e nos ausentamos para ir à casa-de-banho, ou nos interrompem para irmos ver alguma coisa ou fazer qualquer coisa rápida, ou até para imprimir alguma coisa, etc.? Muitas vezes, concordarão comigo. Pois bem, mas se repararem, se tiverem a página deste blog aberta e se ausentarem (visitarem outras páginas/trabalhar noutros programas/etc..), ao fim de um determinado tempo, a página entra no modo poupança de energia, isto é, fica com um screensaver escuro, que permite a poupança de energia até que se volte a mexer com o rato na página.
Esta é uma ferramenta que obviamente não trará grandes poupanças de energia a nível individual, mas se falarmos a nível global, e com a implementação em todos os sites desta medida, os benefícios energéticos obtidos poderão ser consideráveis.
Foi obtida através do sítio www.onlineleaf.com, bastando para tal, copiar o código que eles disponibilizam. É fácil e grátis. O Online Leaf tem como objectivo tornar os websites mais amigos do ambiente, principalmente através da redução dos consumos de energia. Tal como explica nos sítio deles, "O nosso motor standby é o primeiro dos nossos produtos que oferece um modo simples e funcional de ajuda a reduzir a energia requerida pelo seu site. Oculta as animações pesadas, cobre a janela com cores escuras (em muitos casos, reduz o consumo de energia) e quebra fortemente a execução dos processos de fundo".

Partilhem esta eco-ferramenta!!! (:

Existem ainda outros sítios com a mesma preocupação e que após um registo, o vosso site pode receber um certificado em como é neutro em relação à emissão de CO2. Para tal, só têm que mostrar que conseguem compensar ou reduzir os consumos energéticos do vosso site com a realização de outras acções (plantação de árvores/recurso a energias renováveis/...)
Caso estejam interessados, visitem: www.co2neutralwebsite.com

sábado, 20 de agosto de 2011

Partilhar viagens (..e não só)

Em época de férias, que geralmente se traduz em viajar, divertimento, idas a festivais, concertos, praia, serra, etc., acontece que muitas vezes vamos para esses lugares acompanhados de malas e bagagens, o que nos dificulta a hipótese de nos deslocarmos de transportes públicos até o mais perto possível e depois deslocarmo-nos a pé ou até numa bicicleta alugada até ao local.. Assim, como esses lugares são geralmente frequentados por muitas pessoas, pode tornar-se útil conhecer alguns sítios onde arranjar informação acerca da partilha de viagens..
Nestes sítios podes pesquisar sobre boleias existentes ou criar a tua própria boleia, sendo para tal apenas necessário o registo no site e posteriormente colocar as mensagens oferecendo ou pedindo a boleia, indicando sempre o local do início da viagem e o local de destino.


Onde se pode ler: "São inúmeras as razões da adesão a uma modalidade de partilha de veículos. Para além dos benefícios que rapidamente se fazem sentir na vida particular de quem adere a esta iniciativa, através de um aumento e melhoria da mobilidade de cidadãos sem viatura própria, poupanças em combustível e desgaste de viatura, estamos a contribuir para uma utilização mais eficiente e racional de recursos limitados e poluentes, proporcionando assim ganhos ao nível ambiental que vão beneficiar toda a comunidade. O estilo de vida citadino revela-se, ao nível ambiental, insustentável a médio prazo, para além de que as filas intermináveis de trânsito e as horas perdidas em deslocações diárias casa-trabalho são um autêntico roubo à nossa qualidade de vida. Porque se as preocupações ambientais devem sem dúvida ser uma prioridade dos governos, cada um de nós, na sua actividade quotidiana não se pode demitir dessa responsabilidade.
O conceito é bastante simples: carpool significa partilhar viagens, dando ou aceitando boleia de alguém que vive ou trabalha próximo de si. Alguns utilizadores optam por um sistema rotativo partilhando custos, outros utilizam sempre o mesmo condutor, que pode inclusive levar várias pessoas, as quais contribuem para todos os custos relacionados com a viatura. Os benefícios são imediatos e globais: poupa no combustível, na manutenção da viatura, são menos automóveis na estrada e menos poluição no ar."


Onde se poder ler: "O www.deboleia.com é como um papel de parede onde condutores e passageiros vão deixando mensagens para que uns e outros interessados consigam encontrar com quem partilhar custos, conversas e tempo de condução, bem como a alegria de contribuir para um ambiente mais saudável e um trânsito menos stressante.
A questão da segurança é uma das que mais nos é colocada. O que sugerimos é bastante simples e já funciona na prática.
Eis o que fazer para garantir a tua segurança. É muito fácil:
- pede o nome e o número do bilhete de identidade à pessoa com quem irás viajar.
- passa estes dados a alguém próximo como a tua mãe, o namorado ou namorada, o teu melhor amigo ou amiga.
- combina o início da boleia num lugar movimentado. 
- faz a confirmação dos dados antes do início da boleia.
Para além disto, o quadro fica perfeito se verificares todos os documentos que achares necessários, incluindo cartas de condução e documentos do veículo.
Vais ver que com tudo isto vais fazer uma viagem porreira.."

Estes sítios oferecem ainda serviços e condições para empresas.

Existe também um serviço de aluguer de carros, o Mob Carsharing, lançado pela Carris, que permite ao utilizador muito fácil e rapidamente alugar um carro, "é um serviço de aluguer de automóveis à hora, que permite aos clientes reservar um automóvel através da internet ou do telefone e tê-lo disponível no minuto seguinte."
O grande objectivo deste tipo de serviços aposta na redução da compra de automóveis.  "Por saber que facilmente tenho um carro disponível num caso de necessidade, posso optar por não comprar um (ou numa versão mais à portuguesa não comprar o segundo ou terceiro carro da família..." e "...como "efeito colateral", o car-sharing leva também à diminuição na circulação automóvel porque ao não terem um carro imediatamente disponível, as pessoas apenas o vão usar quando há realmente necessidade para isso." Promove assim a racionalização dos recursos energéticos.
Mais informação sobre este serviço em: www.mobcarsharing.pt


O fascinante na partilha de viagens não é só a vertente ambiental, com a redução de emissões e recursos consumidos, mas também é a partilha de conhecimentos, histórias e quem sabe a criação de grandes amizades..


Nem sempre se consegue encontrar um carro com lugar disponível, ou pessoas disponíveis para viajar connosco.. Nesses casos, aconselho a arriscarem.. vão de transportes públicos até perto do local e depois peçam boleia a locais.. resulta! (:

Se estiver interessado em obter mais informações sobre a mobilidade sustentável, aconselho o blog: Menos Um Carro

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Gelado de banana (vegan)


Começaram a chegar as grandes temperaturas de Verão e, como tal, tudo o que apetece - pelo menos a pessoas gulosas como eu - é um gelado bem fresco (para evitar o ar condicionado) como o da figura ali de cima. Mas para além das calorias, se pensarmos em termos ecológicos, vamos ver que os recursos usados para fazer um gelado ainda são alguns, especialmente se tivermos em conta que gelados vegan (isto é, sem ingredientes de origem animal) são praticamente inexistentes.
E eis que a novidade surge, quando andava eu a procurar receitas vegan, quando encontrei a receita mais fácil do mundo deste belíssimo gelado (sim, sim, estou a falar do gelado da fotografia!). Encontrei a receita neste site  e devo-vos dizer que é a receita mais fácil de elaborar de sempre. Se entrarem no site têm a receita completa em inglês, se não, passo a explicar. 
Primeiro cortam as bananas às rodelas ecolocam-nas no congelador. Esperam até que fique congelado. Depois tiram do congelador e picam a banana congelada (cuidado para não derreter) na picador, et voilá, o gelado fica feito e com uma textura óptima! 
Sem calorias típicas de um gelado, delicioso e sem ingredientes animais.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tribo do Sol, loja de roupa.

Há uns tempos andei feita maluca à procura de roupa "amiga do ambiente". Procurei lojas de roupa usada, mas tudo o que eu via não me parecia adequado porque não me identificava de maneira alguma com aquelas peças de roupa, até porque a maior parte não passava nenhuma mensagem (coisa a que dou muito valor) e nem sequer encontrei vestuário (BARATO!!) de algodão biológico. Até que me lembrei de uma loja que vizitei à uns anos na Praia da Barra, Aveiro. A loja da Tribo do Sol.
A Tribo do Sol não é mais uma daquelas marcas de roupa que só existe para vender, nem para agradar. Ela tem significado e razão de ser, assim como se pode ler no site deles (http://www.tribodosol.net)  "Pretendíamos, sim, criar a TRIBO DO SOL – um espírito de união entre diferentes tendências, grupos e posturas – que representa-se uma filosofia de vida e, acima de tudo, um sonho tornado realidade. Desde o início que procuramos transmitir, através dos produtos que criamos, uma diferente maneira de estar – mais positiva e alegre –, tendo sempre o Sol como fonte inspiradora e a Amizade como elo de união."
Mas, esta loja não é só uma loja que passa no seu vestuário mensagens positivas. "A TRIBO DO SOL é uma marca de roupa e acessórios 100% portuguesa, facto no qual temos muito orgulho. Tudo na TRIBO DO SOL é por nós criado, desenvolvido, produzido e distribuído. Procuramos sempre a melhor qualidade nos materiais utilizados, desde a confecção à estampagem, e trabalhamos para que quem escolhe TRIBO DO SOL se sinta bem com o que veste e usa."
Talvez esta marca nem seja feita de algodão biológico, mas ao menos é portuguesa e em todas as etiquetas tem escrito "Protege a Natureza", já para não falar que já tenho camisolas de lá há dois anos que já passaram por campismos e verdadeiras lutas na lama e ainda continuam como novas. Fica aqui a dica, vale a pena experimentar.

“One Love, One Planet, One Soul, One People”