sábado, 20 de agosto de 2011

Partilhar viagens (..e não só)

Em época de férias, que geralmente se traduz em viajar, divertimento, idas a festivais, concertos, praia, serra, etc., acontece que muitas vezes vamos para esses lugares acompanhados de malas e bagagens, o que nos dificulta a hipótese de nos deslocarmos de transportes públicos até o mais perto possível e depois deslocarmo-nos a pé ou até numa bicicleta alugada até ao local.. Assim, como esses lugares são geralmente frequentados por muitas pessoas, pode tornar-se útil conhecer alguns sítios onde arranjar informação acerca da partilha de viagens..
Nestes sítios podes pesquisar sobre boleias existentes ou criar a tua própria boleia, sendo para tal apenas necessário o registo no site e posteriormente colocar as mensagens oferecendo ou pedindo a boleia, indicando sempre o local do início da viagem e o local de destino.


Onde se pode ler: "São inúmeras as razões da adesão a uma modalidade de partilha de veículos. Para além dos benefícios que rapidamente se fazem sentir na vida particular de quem adere a esta iniciativa, através de um aumento e melhoria da mobilidade de cidadãos sem viatura própria, poupanças em combustível e desgaste de viatura, estamos a contribuir para uma utilização mais eficiente e racional de recursos limitados e poluentes, proporcionando assim ganhos ao nível ambiental que vão beneficiar toda a comunidade. O estilo de vida citadino revela-se, ao nível ambiental, insustentável a médio prazo, para além de que as filas intermináveis de trânsito e as horas perdidas em deslocações diárias casa-trabalho são um autêntico roubo à nossa qualidade de vida. Porque se as preocupações ambientais devem sem dúvida ser uma prioridade dos governos, cada um de nós, na sua actividade quotidiana não se pode demitir dessa responsabilidade.
O conceito é bastante simples: carpool significa partilhar viagens, dando ou aceitando boleia de alguém que vive ou trabalha próximo de si. Alguns utilizadores optam por um sistema rotativo partilhando custos, outros utilizam sempre o mesmo condutor, que pode inclusive levar várias pessoas, as quais contribuem para todos os custos relacionados com a viatura. Os benefícios são imediatos e globais: poupa no combustível, na manutenção da viatura, são menos automóveis na estrada e menos poluição no ar."


Onde se poder ler: "O www.deboleia.com é como um papel de parede onde condutores e passageiros vão deixando mensagens para que uns e outros interessados consigam encontrar com quem partilhar custos, conversas e tempo de condução, bem como a alegria de contribuir para um ambiente mais saudável e um trânsito menos stressante.
A questão da segurança é uma das que mais nos é colocada. O que sugerimos é bastante simples e já funciona na prática.
Eis o que fazer para garantir a tua segurança. É muito fácil:
- pede o nome e o número do bilhete de identidade à pessoa com quem irás viajar.
- passa estes dados a alguém próximo como a tua mãe, o namorado ou namorada, o teu melhor amigo ou amiga.
- combina o início da boleia num lugar movimentado. 
- faz a confirmação dos dados antes do início da boleia.
Para além disto, o quadro fica perfeito se verificares todos os documentos que achares necessários, incluindo cartas de condução e documentos do veículo.
Vais ver que com tudo isto vais fazer uma viagem porreira.."

Estes sítios oferecem ainda serviços e condições para empresas.

Existe também um serviço de aluguer de carros, o Mob Carsharing, lançado pela Carris, que permite ao utilizador muito fácil e rapidamente alugar um carro, "é um serviço de aluguer de automóveis à hora, que permite aos clientes reservar um automóvel através da internet ou do telefone e tê-lo disponível no minuto seguinte."
O grande objectivo deste tipo de serviços aposta na redução da compra de automóveis.  "Por saber que facilmente tenho um carro disponível num caso de necessidade, posso optar por não comprar um (ou numa versão mais à portuguesa não comprar o segundo ou terceiro carro da família..." e "...como "efeito colateral", o car-sharing leva também à diminuição na circulação automóvel porque ao não terem um carro imediatamente disponível, as pessoas apenas o vão usar quando há realmente necessidade para isso." Promove assim a racionalização dos recursos energéticos.
Mais informação sobre este serviço em: www.mobcarsharing.pt


O fascinante na partilha de viagens não é só a vertente ambiental, com a redução de emissões e recursos consumidos, mas também é a partilha de conhecimentos, histórias e quem sabe a criação de grandes amizades..


Nem sempre se consegue encontrar um carro com lugar disponível, ou pessoas disponíveis para viajar connosco.. Nesses casos, aconselho a arriscarem.. vão de transportes públicos até perto do local e depois peçam boleia a locais.. resulta! (:

Se estiver interessado em obter mais informações sobre a mobilidade sustentável, aconselho o blog: Menos Um Carro

Sem comentários: