segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lavagem de carro ecológica.

Ainda no seguimento deste artigo, resolvi explorar um bocadinho mais o relacionamento entre as férias, carros e as alternativas amigas do ambiente. Acontece que se por acaso decidirem ir passar uns dias pela montanha - como foi o meu caso - e levarem o vosso próprio carro (quer o partilhem com alguém ou não) quando chegarem a casa, para além de toda a limpeza da roupa e etc, existe também uma limpeza a pensar: a lavagem do carro. 
Em termos de arrumar e limpar o carro por dentro, os problemas nem são muitos. O problema reside na parte da lavagem. Desde o gasto de água até ao detergente que se usa. Antes de escrever este artigo, perguntei ao Nelson como é que ele lavava o carro dele e eis a solução: em vez de shampô para o carro usa o detergente da loiça da L'arbre Vert que é biodegradavél e não faz tão mal aos solos. Já no meu caso lavo os carros sempre ao fim do dia com ajuda de alguém, e assim enquanto passo o detergente no "bichinho" a outra pessoa pega na mangeira e rega o resto do jardim - que ainda é bastante grande.
Mas este é o nosso caso. Claro que existem muitas mais pessoas que nem sequer espaço para lavar os carros, portanto decidi-me a investigar mais opções para lavagem de carro. Porém antes de vos apresentar as soluções, acho importante de realçar que não é preciso estar sempre a lavar o carro, o exagero nunca é bom para ninguém, e às vezes limpar só os vidros com aquela àgua que se guarda de depois de lavar os legumes é uma solução, o caso que estou a apresentar é de quando vêm com o carro cheio de pó e sujidade que até atrapalha a circulação.
 Encontrei na minha pesquisa os centros de lavagem ecológica de automovéis, a  Stop & Wash, "é uma marca Nacional que introduziu em Portugal um novo e inovador conceito de limpeza e lavagem manual e ecológica de automóveis." De realçar que se gastam apenas 5 litros de água por lavagem e todos os produtos usados são biodegradáveis. Trata-se de uma empresa em desenvolvimento, porem já pode ser encontrada em vários postos, especialmente em centros comerciais. "Depois de ter o seu início no Centro Comercial Vasco da Gama em Lisboa, a marca depois de registada patenteou o equipamento de lavagem designado de – CAR WASH Mobile. Na sua expansão, resultou a presença em locais como Portimão (Continente), Faro,Beja, Montijo (Fórum), Lisboa (Amoreiras Shopping Center), Sintra, Aveiro (C C Glinicias), Figueira da Foz (E Leclerc) e Ilha da Madeira." Para mais informações contactem este site, onde se pode saber mais sobre esta empresa, e como chegar a eles assim como reservar o aparelho de limpeza e tudo mais... 
Mas a minha pesquisa não ficou por aí. Caso haja espaço em casa, e quem for um bocado "esquesitinho" em relaçao ao detergente da loiça, descobri aqui alguns produtos ecológicos como podem ver aqui e aqui. Aceitam-se mais soluções, até lá, tenham tento a lavar o carro e optem por medidas mais ecológicas.

Sem comentários: