sábado, 10 de março de 2012

SeivaCorgo - Projecto SALVEMOS O SAPO.

"É um ritual de sobrevivência com milhões de anos aquele que, nesta altura, leva os anfíbios a sair da hibernação e a procurar zonas de água para reprodução. No Alvão, há uma estrada no seu caminho. Dezenas de voluntários vão torná-la menos ameaçadora." ler mais aqui.


       E assim foi, ontem com uma amiga, junta-mo-nos a esse grupo de voluntários e fomos para o parque do Alvão, ajudar os sapos. Devido à estrada que surge entre a água da barragem e a floresta, os sapos quando têm que a passar por motivos de reprodução, acabam por ser atropelados. Só num dia foram encontrados 96 sapos mortos e isto já se passa há vários anos. A solução que o Parque Alvão, juntamente com a Câmara Municipal de Vila Real e o NEPA encontraram foi a utilização de uns túneis antigos existentes por baixo da estrada - que iriam fazer de ligação da floresta à barragem. Contudo algo tinha de impedir os sapos de continuar a atravessar a estrada, assim vai-se construir uns muros de 40 cm de altura (o suficiente para os sapos não passarem). 
        Uma vez que os funcionários da câmara ficaram encarregues da elaboração do muro, coube a nós, voluntários, carregar as pedras do monte para perto da zona onde irá ser construído o muro. Foram umas boas horas de trabalho, mas muito bem passadas! O convívio foi óptimo e como se encontravam connosco vários professores/estudantes de biologia, sempre que se encontrava um animal este era logo identificado e caracterizado! Sem dúvida que foi uma óptima actividade tanto para ajudar a Natureza como a conhecer. 

O projecto não acabou por aqui, para mais informações consultem os seguintes links:

2 comentários:

Lih disse...

Olá Mariana, tudo bem?
Muito bom sua iniciativa, quanto a preservação dos sapinhos. De uma passadinha no meu blog e comenta sobre Kony 2012.

aNaTureza disse...

Sabiam que milhões de euros dos nossos impostos são usados para apoiar a tauromaquia?

E que nos Açores foram mais de dois milhões nos últimos anos?

Assinem e divulguem a Petição pelo fim do financiamento ás touradas com dinheiro público. Toda o apoio é necessário.

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N22530

Obrigada e desculpem a "invasão", é que a melhor distribuição do dinheiro público e fim da violência, fazem parte de uma melhor harmonia no mundo.